A importância da telessaúde para regiões carentes

A importância da telessaúde para regiões carentes

Que a telessaúde e a telemedicina são novidades que trouxeram mais comodidade para médicos e para pacientes que frequentam clínicas e hospitais, muita gente já sabe. Mas existe um outro lado trazido pela união de tecnologia e saúde: é a possibilidade de levar atendimento de qualidade mesmo a locais remotos que não contam com a infraestrutura de uma clínica ou hospital, por exemplo. Isso chama-se telessaéde em regioes carentes.

Neste post, conheça um pouco mais sobre o que é telessaúde e como ela funciona, e veja um caso real de como essa tecnologia ajudou a levar mais saúde para regiões carentes.

 

O que é e como funciona a telessaúde

eHealth

Telessaúde é um conceito amplo, ligado a diversas atividades relacionadas aos cuidados com a saúde. Dentre outros benefícios, um dos mais conhecidos é a possibilidade de levar a medicina a lugares mais remotos, onde não há especialistas.

Uma das principais vertentes da telessaúde é a telemedicina, que consiste no tráfego e interpretação de exames a distância, como os conhecidos laudos a distância, por exemplo. Para entender como a telemedicina funciona, Imagine que um paciente de uma cidade pequena precisa fazer uma radiografia. Em seu município, há o aparelho necessário para o exame e um técnico em radiologia para realizá-lo. O médico especialista, no entanto, não está disponível no local. Uma saída é enviar o exame para que o médico, em outra cidade, o avalie e faça o laudo.

 

A importância da telessaúde para locais afastados ou carentes

Paciente tendo a pressão aferida

Por algum tempo, a telessaúde e a telemedicina ficaram mais restritas às universidades norte-americanas. A ideia era levar serviços de saúde até áreas rurais, mas, com o passar do tempo, viu-se que era possível aproveitá-la também em áreas urbanas que não contavam com determinados especialistas.

Hoje, o desenvolvimento da telessaúde tem acompanhado as novidades da tecnologia, e o que começou com telefones, televisores e celulares já é feito pela internet. Computadores, smartphones e tablets permitem que médicos façam laudos e atendimentos de qualquer lugar e com qualidade.

Já os pacientes, mesmo que morem longe dos grandes centros, conseguem acesso a especialistas de diversas áreas. Existem até mesmo empresas especializadas em telessaúde, permitindo que hospitais e clínicas terceirizem o serviço.

A evolução da telessaúde tem ajudado a proporcionar, cada vez mais, exames melhores e mais precisos, além de democratizar o acesso à saúde, levando-a até aos lugares mais remotos. Hoje, esse é um dos principais exemplos de como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar da população.

 

Unidades Móveis: como a Onrad ajudou a levar consultas e exames à regiões carentes de diversas cidades brasileiras

Um exemplo de aplicação da telessaúde é o projeto Unidades Móveis, realizado pela Onrad em locais nos quais a população mais carente não tem acesso à atenção básica. O objetivo foi levar até essas pessoas exames laboratoriais e de imagens, além de consultas médicas com clínico geral e pediatra.

Para isso, uma carreta com equipamentos passou por estados como Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima. O trabalho começava com uma triagem dos pacientes e com a organização do atendimento para exames de imagem e laboratoriais. Já para atendimentos médicos e odontológicos, era feita uma entrega de fichas. Todo o projeto envolveu profissionais de diversas áreas, como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia e agentes administrativos.

O projeto também teve um foco especial em saúde feminina: as mulheres podiam realizar exames de mamografia, recebendo comprovantes com data e local de entrega do laudo. Todos os laudos e películas eram entregues em local devidamente informado para os pacientes. No caso do Rio de Janeiro, além dessa entrega em local agendado, os resultados ficam disponível na plataforma web, onde o paciente pode consultar o resultado do laudo e fazer o download das imagens.

A Onrad é uma solução de telerradiologia em nuvem com central de laudos online que ajuda sua clínica ou hospital a produzirem mais sem perder tempo.

Experimente nossa solução de telerradiologia, fazendo um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Convidamos você, também, a fazer o download, sem custo algum, do e-book “O Guia Definitivo do Laudo a Distância” para entender o que é, como funciona, vantagens e o que procurar em uma ferramenta de laudos a distância. Clique aqui agora e baixe já.

e-book | Laudo a Distância | Onrad

2018-12-21T17:47:07-03:00