Infraestrutura em radiologia: no que vale a pena investir

Infraestrutura em radiologia: no que vale a pena investir

Você, que tem uma clínica de radiologia ou que pretende montar uma, já pensou no que é essencial em termos de infraestrutura? E no que vale mais a pena investir?

Problemas de infraestrutura são comuns em clínicas de radiologia e hospitais brasileiros. Oferecer um bom serviço de radiologia, no entanto, é fundamental para quem busca se manter competitivo, já que são exames bem feitos que permitirão diagnósticos de qualidade e um bom atendimento aos pacientes.

Por isso, neste post trazemos dicas para clínicas que oferecem serviços de radiologia e querem melhorar sua infraestrutura. Confira!

Profissionais disponíveis

médicos radiologistas analisando raio-x

Ter um bom número de profissionais qualificados à disposição para fazerem laudos é uma das partes fundamentais de uma clínica de radiologia que funciona bem. Mesmo assim, entregar laudos com atraso ainda é um problema comum em negócios desse tipo. Isso acontece porque, muitas vezes, há poucos profissionais para fazerem a emissão dos laudos na própria clínica, gerando filas de exames a serem avaliados.

É uma situação problemática para os pacientes, que demoram a receber o diagnóstico; para os radiologistas, que ficam sobrecarregados; e para a clínica, que perde clientes. Isso pode acontecer inclusive nas instituições que disponibilizam equipamentos para realizar exames, mas que têm número de profissionais limitado.

Uma maneira de resolver essa questão é investindo em laudos terceirizados, como os que são fornecidos pelas empresas de telerradiologia. Essa tecnologia conecta radiologistas a clínicas, garantindo agilidade. Dessa forma, a clínica não precisa manter profissionais 24h na clínica, reduzindo custos. Com a telerradiologia, a clínica ou hospital também contam com radiologistas disponíveis todos os dias, o que ajuda no caso de emergências.

 

Aparelhos de qualidade

equipamento de radiologia de última geração

Fazer um bom laudo também passa por aparelhos digitais, que influenciam na nitidez e resolução dos exames de imagem. Por isso, investir em equipamentos de qualidade, modernos e digitais faz toda a diferença e deve ser uma das prioridades das clínicas de radiologia que buscam oferecer um bom serviço.

Uma das opções mais modernas são os aparelhos que produzem imagens no formato DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine). Eles permitem usar a telerradiologia, que pode trazer diversos benefícios para sua empresa.

 

Armazenamento de exames

armazenamento de dados de saúde nas nuvens

Depois de os exames serem feitos e laudados, é preciso que sejam armazenados com segurança, o que exige melhorias na infraestrutura, caso você ainda use impressões em papel, por exemplo. Isso porque manter versões físicas dos exames ocupa espaço e deixa os documentos sujeitos a perdas e danos.

Para evitar isso, o melhor é investir em soluções digitais, que permitem que os laudos sejam guardados com segurança e qualidade para serem acessados quando necessário. Também diminui os custos com armazenamento, ,já que tudo fica hospedado na nuvem.

 

Atendimento aos pacientes

atendimento aos pacientes

Um bom atendimento também faz parte dos investimentos em infraestrutura a serem priorizados pela clínica de radiologia. É que a desorganização do atendimento pode levar a problemas diversos, como demora, filas e insatisfação.

Muitos problemas no atendimento decorrem de processos inadequados e de poucos profissionais disponíveis. Por isso, é importante investir em organizar o atendimento aos clientes, trabalhando a produtividade e a capacitação da equipe.

 

Internet de qualidade

Para um bom funcionamento da clínica, também é preciso dispor de conexão de qualidade, para conectar os equipamentos digitais de radiologia ao computador e transmitir as imagens. Por isso, invista em internet de banda larga.

 

Software de telerradiologia

O investimento em um bom software de telerradiologia resolve boa parte dos problemas citados no post. Esse tipo de ferramenta moderna veio para substituir as radiografias de papel, que deram lugar a soluções de telerradiologia armazenadas na nuvem. É uma novidade que facilita a organização da clínica, pode ser acessada de qualquer lugar, permite ganhar produtividade, compartilhar exames facilmente, previnir-se contra desastres e reduzir custos operacionais.

Se você quer experimentar uma ferramenta de telerradiologia, faça um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Convidamos você, também, a fazer o download, sem custo algum, do e-book “O Guia Definitivo do Laudo a Distância” para entender o que é, como funciona, vantagens e o que procurar em uma ferramenta de laudos a distância. Clique aqui agora e baixe já.

e-book | Laudo a Distância | Onrad

2018-12-17T14:15:06-03:00